ESMPRONet

Aguarde um momento

POLO PORTO VELHO-Curso de Tiro Defensivo em Situações Hostis

Informações sobre inscrições, datas, ministrantes, conteúdo programático, entre outros.
Clique aqui para se inscrever no evento

 

 
   Apresentação do Evento

 

POLO PORTO VELHO – CURSO DE TIRO DEFENSIVO
enlightenedComarcas Integrantes: Porto Velho; Guajará-Mirim; Ariquemes; Buritis e Machadinho do Oeste

 

  A Escola Superior, em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional-GSI, propõe a realização do Curso de Tiro, em razão da insegurança ganhar visibilidade pública midiática jamais vista em nossa história recente, assim, o curso visa proporcionar aos membros do MPRO conhecimentos para o adequado manuseio de armas de fogo; para diferenciar calibres de armas e munições; para evitar acidentes; tudo buscando a segurança e defesa pessoal e, por consequência, dos familiares.

Integra esta capacitação a disciplina  1º Socorros e Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar - APH, que visa preparar os participantes  para o enfrentamento de situações de emergência, deixando-os em condições de prestar o primeiro atendimento emergencial no intuito de diminuir o sofrimento de vítimas, evitar complicações futuras e, em muitos casos, preservar vidas, vidas que podem ser salvas com este conhecimento.

Por ser presencial, a Escola Superior  recomenda que se adote os protocolos de segurança de prevenção contra COVID-19, implementando  as medidas e ações para evitar a aglomeração e os contatos físicos. Recomenda-se, também, o uso de máscara, além de cuidados quanto à higienização das mãos e de objetos com álcool em gel.

enlightenedINFORME: Para participar da capacitação nesta área territorial (polo), o membro deverá ter lotação/atuação nas comarcas integrantes do polo Comarcas: Porto Velho; Guajará-Mirim; Ariquemes; Buritis e Machadinho do Oeste.

OBJETIVO: Conhecer o funcionamento de armas de fogo curtas e longas, balística, os diferentes calibres de armas e munições; seus princípios de funcionamento, o emprego com segurança, técnicas de dissimulação e técnicas de defesa no tiro defensivo.  Como também, capacitar os instruendos sobre procedimentos necessários diante de vítimas acometidas de acidente ou mal súbito na busca de reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes de falta de socorro.

DO OBJETO: O curso ocorrerá na modalidade presencial, com observância dos protocolos de segurança contra Covid-19, terá duração de 12 horas-aula, sendo 4 (quatro) horas-aula presenciais, dentre elas 1 (uma) hora-aula de instrução sobre 1º Socorros e Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar - APH, que ocorrerão na Sala de Aula 1-ESMPRO, e 8 (oito) horas-aula práticas, em estande de tiro, nos dias dias e horários abaixo:

  • Dia: 6/10/2021 (14h às 18h – aula teórica);
  • Dia: 7/10/2021 (08h às 18h – 14h às 18h – aula prática)  
  • Local aula prática: Local será informado pela coordenação do curso

Os armamentos e munições utilizados serão do calibre 9x19mm (institucional)  

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • 1. Disponibilidade para participar, a ser apreciada pela Corregedoria-Geral e aprovada pela Procuradoria-Geral de Justiça; 
  • 2. Ordem cronológica de pré-inscrição e,  
  • 3. Lotação/atuação em comarca de abrangência do polo (Porto Velho; Guajará-Mirim; Ariquemes; Buritis e Machadinho do Oeste), a ser averiguada e confirmada na instrução da CGMP 

enlightenedPRÉ-REQUISITOS: Não possuir restrição psicológica para o manuseio de arma de fogo; estar em condições físicas para realizar disparos em diversas posições, apresentando declaração, por e-mail, ao coordenador do curso, servidor Carlos André 44478@mpro.mp.br

METODOLOGIA:  As atividades serão desenvolvidas por meio de aulas presencias expositivas e práticas, com interação dos instruendos, proporcionando o manuseio, uso e emprego armas de fogo e de acessórios. Serão utilizados filmes, oficinas práticas para montagem e desmontagem de 1º escalão, bem como o uso adequado dos apetrechos e disparos reais (estande de tiro). 

enlightenedMATERIAIS DE PROTEÇÃO: Cada instruendo (participante) será responsável por adquirir os materiais de proteção individual e de uso obrigatório no estande de tiro, sendo eles:  óculos de proteção e abafadores (protetor auricular) de ouvido. 

INSTRUTORIA INTERNA: Oficial Segurança Institucional Carlos André Almeida de Miranda; Maj PM Philippe Rodrigues Menezes e 2º Sgt PM Heldemacio Leite Oliveira – SESDEC. 

RECOMENDAÇÕES DE TRAJE:

  •  Blazer ou camisa com abertura frontal para treinamento das técnicas de saque de coldre de cintura; 
  •  Camiseta confortável para treinamento das técnicas de saque com coldre velado, e, 
  • Utilizar calça e tênis ou similar nas instruções. 

 CERTIFICAÇÃO: Aos participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75%, e mediante certificação pelo coordenador do curso, serão emitidos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia - ESMPRO, certificados de conclusão do curso. 

 

 
   Conteúdo Programático

 

  • Regras de Segurança;
  • Características das pistolas Glock;
  • Montagem e Desmontagem;
  • Manutenção Preventiva;
  • Fundamentos do tiro e resolução de panes;
  • Posições de tiro;
  • Introdução as instruções técnicas individuais -  ITI e instruções técnicas coletiva -ITC;
  • Tiro Defensivo;
  • Exercícios de tiro em diferentes distâncias do alvo;

1º Socorros e Técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar - APH

  • Primeiros socorros;
  • Ressuscitação cardiopulmonar;
  • Queimaduras e Hemorragias;
  • Ferimentos superficiais e extensos;
  • Fraturas;
  • Convulsão.

 

 
   Dados do Evento

Início do Evento
quarta-feira, 06 de outubro de 2021

Término do Evento
quinta-feira, 07 de outubro de 2021

Modalidade
Presencial

Realizado por
Escola Superior e Gabinete de Segurança Institucional

Local de realização
Porto Velho - RO

Início das Inscrições
segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Término das Inscrições
domingo, 22 de agosto de 2021

Carga Horária
12 horas

Total de Vagas
20 presenciais

Público Alvo
Membros MPRO

Para receber certificado o aluno deverá ter
Mínimo de 75% de presença